Educação Básica - Paraná

Faculdade Cesgranrio Fontes de Informação para Monitoramento e Avaliação Prof. Paulo Jannuzzi Aluno: Márcio Ruben

Plataforma Qedu de Indicadores Educacionais

Trata-se de um portal que reúne dados educacionais da Prova Brasil, o Censo Escolar, Ideb e Enem, por escola, cidade, estado e para o Brasil.

https://www.qedu.org.br/

Prova Brasil

Baseado nos dados do QEdu fiz uma análise comparativa dos índices de

aprendizagem adequado1 dos resultados da Prova Brasil na Região Sul do Brasil,

comparando os resultados do Paraná, com outros estados da região. Também comparei

os índices com os estados da Região Sudeste e as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Prova Brasil -A Prova Brasil é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

Quem faz a prova?

 Alunos do 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais

 Alunos do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais

Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram. Além disso, a participação não é obrigatória.

Participam as escolas urbanas e rurais que possuam pelo menos 20 alunos nas séries avaliadas. Escolas com até 10 alunos nas séries avaliadas podem pleitear a realização da Prova Brasil. Muitas aderem para terem o resultado do Ideb, já que a nota da Prova Brasil é um dos componentes do índice. (QEdu, 2013)

Escala Saeb – Aprendizagem Adequada

A aprendizagem adequada se baseia na porcentagem de alunos com coeficiente proficiente ou avançado. Abaixo criei uma tabela baseada nos dados do QEdu/INEP para facilitar a compreensão.

1 A aprendizagem adequada se baseia na porcentagem de alunos com coeficiente proficiente ou avançado. (QEdu, 2013).

Figura 1 – Índice de aprendizado adequado

Escala Saeb
aprendizado adequado – proficiente ou avançado
Língua Portuguesa – 5º Ano Insuficiente: 0 a 149 pontos
Básico: 150 a 199 pontos
Proficiente: 200 a 249 pontos
Avançado: Igual ou maior que 250 pontos
Língua Portuguesa – 9º Ano Insuficiente: 0 a 199 pontos
Básico: 200 a 274 pontos
Proficiente: 275 a 324 pontos
Avançado: Igual ou maior que 325 pontos
Matemática – 5º Ano Insuficiente: 0 a 174 pontos
Básico: 175 a 224 pontos
Proficiente: 225 a 274 pontos
Avançado: Igual ou maior que 275 pontos
Matemática – 9º Ano Insuficiente: 0 a 224 pontos
Básico: 225 a 299 pontos
Proficiente: 300 a 349 pontos
Avançado: Igual ou maior que 350

Fonte: O autor – adaptado, com os dados do QEdu

Comparação, com base na Prova Brasil 2017, entre o estado do Paraná e outros estados do sul do Brasil e sudeste. Paraná Aprendizado dos alunos do Paraná – 5º ano -Português

A proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano na rede pública de ensino é de 71%. Dos

131.110 alunos, 93.599 demonstraram o aprendizado adequado.

Aprendizado dos alunos do Paraná – 5º ano – Matemática

A proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 5º ano na rede pública de ensino é de 63%. Dos

131.110 alunos, 82.206 demonstraram o aprendizado adequado.

Aprendizado dos alunos do Paraná – 9º ano – Português

A proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 9º ano na rede pública de ensino é de 41%. Dos

130.239 alunos, 53.780 demonstraram o aprendizado adequado.

Aprendizado dos alunos do Paraná – 9º ano – Matemática

A proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 9º ano na rede pública de ensino é de 21%. Dos

130.239 alunos, 27.148 demonstraram o aprendizado adequado.

Comentário

Os alunos até ao 5º ano da rede pública na competência de leitura e interpretação de textos do estado do Paraná têm um índice de aprendizado adequado (71%) superior ao nacional que é de 56%, superior ao Rio Grande do Sul – 61% e igual ao de Santa Catarina, 71%.

Os alunos até ao 9º ano da rede pública na competência de leitura e interpretação de textos do estado do Paraná têm um índice de aprendizado adequado (41%) superior ao nacional que é de 34%, inferior ao Rio Grande do Sul – 42% e inferior ao de Santa Catarina, 46%.

Os alunos até ao 5º ano da rede pública na competência resolução de problemas do estado do Paraná têm um índice de aprendizado adequado (63%) superior ao nacional que é de 44%, superior ao Rio Grande do Sul – 47% e superior ao de Santa Catarina, 59%.

Os alunos até ao 9º ano da rede pública na competência resolução de problemas do estado do Paraná têm um índice de aprendizado adequado (21%) superior ao nacional que é de 15%, superior ao Rio Grande do Sul – 20% e inferior ao de Santa Catarina, 24%.

Vale observar que o índice de aprendizado adequado do 9º ano na competência resolução de problemas matemática -nas escolas públicas, é muito baixo em todo sul do país e em todo Brasil.

Se compararmos o índice do Paraná, na mesma competência e ano (matemática, 9º ano) é superior ao Rio de Janeiro de 15%, de São Paulo, 19%, do Espírito Santo, 20% e de Minas Gerais de 20%.

Na capital do Paraná, Curitiba, o índice na mesma competência e ano (matemática, 9º ano) é de 23%, superior ao do estado. Dos 17.636 alunos,

4.123 demonstraram o aprendizado adequado. Na cidade de São Paulo o índice ainda é menor, de 12% e da cidade do Rio de Janeiro, de 21%.

Vale ressaltar que Santa Catarina tem índice na mesma competência e ano (matemática, 9º ano) de 24%. Dos 74.803 alunos, 18.225 demonstraram o aprendizado adequado. A capital, Florianópolis tem índice de 21%. O número de alunos é um problema, pois segundo as informações do QEdu, houve mascaramento dos resultados mais informações acesso ao site .

Segundo o QEdu -Prova Brasil 2017 -No Brasil, 8 de cada 10 alunos concluintes do ensino fundamental não aprenderam o adequado em Matemática. Veja a situação em cada estado.

Professor criei no meu blog uma página com link para pesquisa nos indicadores, segue abaixo o quadro com links e o endereço do blog.

Endereço no blog: https://equipeavaliadores.blogspot.com/2020/07/painel-de indicadores.html .

 


 

Painel de Indicadores

 

 



 

 



 

 



 

 



                                                                                                                                                    



Visite um exemplo que fiz
© 2020 Márcio Ruben visite https://equipeavaliadores.blogspot.com/
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora